Viemos por meio desta expressar nossa profunda preocupação e descontentamento em relação ao conteúdo veiculado no outdoor da Prefeitura Municipal desta cidade em campanha contra o mosquito da dengue que, com total infelicidade, aprovou uma arte que é inapropriada para o tema, eis que faz um paralelo entre o mosquito da dengue e uma arma de fogo. Fazer um comparativo entre o vetor de uma doença e uma arma de fogo, por si só, é ignorar as tantas vidas que são salvas por armas de fogo utilizadas pelas polícias ou mesmo por pessoas em legítima defesa. Não obstante, vale lembrar que as armas também são ferramentas utilizadas no esporte do tiro. Esporte este que concedeu a primeira medalha olímpica para o Brasil, em 1920, com o atleta do tiro, Guilherme Paraense.
Entendemos que a liberdade de expressão é um direito fundamental, porém acreditamos que tal liberdade deve ser exercida com responsabilidade, considerando o impacto que certos discursos podem ter na sociedade. Quando o órgão máximo municipal faz uma campanha com essa infeliz arte, transmite à sociedade a mensagem que armas de fogo são tão ruins quanto o mosquito vetor de uma doença, o que não é verdade. Aqui asseveramos: Quem comete crimes são pessoas, não armas!
O outdoor em questão, além de infamar armas de fogo, faz referência a um tema muito sensível, que é o suicídio, pois traz a imagem de um revólver apontado para a cabeça de um rapaz que está com um semblante de tristeza, o que pode ser visto como a promoção de um comportamento prejudicial a sociedade. Além do mais, tal imagem não traz uma campanha saudável contra o mosquito da dengue.
Não estamos querendo aqui abrir uma discussão sobre o controle de armas, pois esta deve ser conduzida de maneira ponderada, respeitando a diversidade de opiniões e considerando as diferentes perspectivas sobre o assunto. Mas vale lembrar que Rondônia é um Estado de população conservadora, pois elegeu um Governador de Direita e a maioria latente de Deputados Federais de Direita. Não obstante, é um Estado que congrega mais de 10 mil atiradores esportivos, o que coloca em xeque uma campanha municipal que tenta macular armas de fogo. Vale ainda ressaltar que Porto Velho tem atletas que representam o esporte a nível nacional.
Instamos a Prefeitura Municipal a considerar o impacto social e emocional desta Campanha, solicitando a imediata retirada desta publicidade da nossa cidade, pois da forma como está não traz nada de positivo, sequer o combate contra o mosquito da dengue. Desta feita, na condição de cidadãos que votaram em uma Prefeitura Municipal de espectro ideológico conservador, estamos fazendo a nossa parte, na esperança que nossos gestores façam também.
Porto Velho, 11 de março de 2024
RAFAEL CAMPANHA
Instrutor de Armamento e Tiro
Clubes de Tiro Signatários
- Pesca Sport - Cacoal
- Clube de Tiro e Caça - Rolim de Moura
- Clube 454 - Cacoal
- FRONT Federação Rondoniense de Tiro
- Andrade e Soares Centro de Treinamento Tático Elite Guns – Porto Velho
- KMRV Guns Store Comércio LTDA – Porto Velho
- Clube de Tiro Pro Hunter – Porto Velho
- Pro Hunter Comércio de Artigos Esportivos – Porto Velho
- Shooter Clube Colorado - Colorado do Oeste
- Pantanal Sports Ltda – Porto Velho
- Naitvu's Caça e Pesca – Ariquemes
- Black Skull Cerakote Custom – Ariquemes
- Ctdforte – São Miguel do Guapore
- Ninjas da Serra – Ouro Preto do Oeste
- West Fire - Ji Parana
- Caça & Pesca Rondônia - Pimenta Bueno
- Apescaça – Cerejeiras