Nesta terça-feira, 27, o presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (CICCT) deputado Chiquinho da EMATER (PSB), participou de uma reunião na Assembléia Legislativa de Rondônia que contou com a presença do vice-governador José Jordan (PSL), parlamentares, empresários e do secretário da SEFIN Luiz Fernando Pereira da Silva, onde foi discutida a abertura de uma rota alternativa junto ao DER para viabilizar o acesso da estrada do Belmont, em Porto Velho.
Diante do panorama apresentado recentemente pelos engenheiros representantes das empresas do Belmont Chiquinho da EMATER destacou juntamente com membros da comissão alternativas para solucionar as dificuldades de acesso da estrada, indicando ao Governo do Estado a abertura de um novo trecho de aproximadamente 5 km ligando ao porto, objetivando a melhoria no fluxo do escoamento das mercadorias das empresas na região.
Segundo o deputado a estrada do Belmont compreende uma importante rota comercial que representa cerca de 30% da arrecadação do Estado e as condições da estrada atualmente são precárias para o acesso, onde referenciou a prontidão do DER na solução da manutenção da via, evitando que as empresas possam migrar para o Amazonas que vem se estruturando para atender esta demanda.
“Unir forças junto ao poder público é fundamental para evitar que haja prejuízos irreparáveis para Rondônia. Não podemos permitir que as empresas que investem aqui possam ir para o Estado vizinho, mas para isso ocorrer é necessário dar boas condições para elas trabalharem com logística favorável, de modo a não perder competitividade, decorrente das dificuldades do transporte de suas mercadorias na região do Belmont”, destacou Chiquinho da EMATER.
Na semana passada o deputado foi in loco com os engenheiros do DER, juntamente com o engenheiro Franber Carvalho idealizador do projeto, com Willan Araújo líder do grupo, além do Presidente da Associação Comercial de Rondônia (AR) Vanderlei Oriani, do gerente geral da Ipiranga Srº Ellton e de empresários instalados na região acompanhar o levantamento da Obra.
Segundo Franber a ligação compreende a estrada Expresso Porto “RO 005” com a estrada do Belmont, que mediante levantamos técnicos estima um comprimento de obra de 10.600 metros com pavimento, saindo com a coordenada 408968.2617m E 9038984.6647m N até a coordenada 20L 399499.6684M E 9041388.2911m N (Estrada do Belmont) inrerente a pavimentação.
O outro trecho fica na estrada do Belmont que sai da coordenada 20L 399499.6684M E 9041388.2911m N até a 20L 399195.4651m E 9034892.3115m N com toda a infra estrutura necessária que demanda 6.500 metros, onde prevê o levantamento do Greide (levantamento de pista estimado para uma cota de 18,20 mt).